sábado, 14 de março de 2009

Mudar o treinador novamente?



Mesmo correndo o risco de alguns tomarem a decisão com a cabeça quente, gostaria de saber a vossa opinião.

Acham que devemos mudar de treinador na próxima época?

Deixo a pergunta no ar e gostava que participassem na sondagem aqui ao lado, a minha opinião já a conhecem, é um erro que cometemos demasiadas vezes e que não resolve nada, temos um bom treinador que numa liga justa estaria em primeiro lugar, é verdade que não jogámos bem e merecemos esta derrota, relembro apenas que jogos maus todos têm mas uns são ajudados e outros não.

Deixa a tua opinião aqui ao lado.

13 comentários:

Anônimo disse...

Treinadores do Benfica nos últimos anos:

- Camacho – Vencedor da Taça de Portugal

- Trapattoni – Campeão Nacional

- Ronald Koeman –Vencedor da Super-Taça / ¼ final da Champions;

- Fernando Santos – 3.º lugar do campeonato…mas a 2 pontos do 1.º…/ ¼ final da taça uefa

- Camacho/ chalana – 4.º lugar

- Quique Flores - ?????


Na 1.ª passagem, o Camacho venceu a Taça de Portugal ao Mourinho!! Na 2.ª passagem, foi o que todos vimos…quem não começa bem…não pode acabar bem!!

Trapattoni, foi o treinador que levou o Benfica ao título, apesar de todas as limitações!!

Ronald Koeman, fez uma boa participação na liga dos campeões, ao eliminar o Manchester United e o Liverpool, campeão em título, apenas sendo eliminado nos ¼ de final pelo Barcelona, que viria a tornar-se campeão europeu!!

Fernando Santos, para mim, foi o treinador, que pôs o Benfica a jogar melhor, desde 1994…sim, foi terceiro, mas ficou a 2 pontos do título…quem é que não se recorda do jogo Benfica-Boavista, desse ano, em que o Benfica mandou 5 bolas aos postes e teve mais umas 5 oportunidades flagrantes??!!
Além disso, levou o Benfica aos ¼ final da taça-uefa, e apenas por manifesta infelecidade não passou às meias-finais da competição!!

Quique Flores:

É importante referir que nesta altura da época ainda estamos na luta pelo título, e que nada está perdido, mas:

- Não é verdade que o plantel em termos globais, é melhor do que todos os outros treinadores tiveram??
Ok…talvez, o do Fernando Santos seja ao mesmo nível…!!
- Que qualidade de jogo é que o Benfica tem???

- Ok…existem erros de percurso…mas os deste ano, já não serão demais????
Olympiakos…Metalist…Galatasaray…trofense…sporting…guimarães…penafiel…sem contar, com os jogos em que jogámos contra equipas muito fracas, como o Paços de Ferreira, para não falar em outras, em que sofremos até ao último minuto, para garantir a vitória…!!

- A desculpa da taça uefa, não pode ser admitida, porque o Braga tem um treinador novo este ano, e está a fazer o percurso que está, com um plantel de tostões quando comparado, com o do Benfica de milhões…!!

- Será o contra-ataque, a estratégia de jogo correcta para o Benfica???!!
Esta pergunta nem merece resposta…!!...o Benfica não é o Getafe…!!

- O discurso do treinador, ao longo da época tem sido o mais ideal???!!
Já não é a 1.ª nem a 2.ª…nem a 3.ª vez, em que o Quique Flores tem um discurso francamente medíocre, e nada condizente com a grandeza do Benfica…algumas opiniões, até puseram em causa a estratégia do próprio clube…lembram-se do que ele disse a propósito da simulação do Lisandro, no jogo contra o porto??

- Onde anda o Mantorras????!!!
O homem que deu a vitória contra o Rio Ave já não serve??!! No jogo de hoje, entrou o Balboa??!!!...com o Benfica a perder…e o Mantorras…na bancada…!!

- Quique Flores, é um treinador…que prefere não perder…ou tentar ganhar???!!
NÃO PERDER…as opções que tem tido em vários jogos, são exemplo disso mesmo…é uma atitude medíocre…!!

- Quique Flores consegue retirar o máximos rendimento dos seus atletas??!!
Não…nem metade, na minha opinião!!

- Quique Flores pensa devagar ou rápido durante o jogo???!!
Devagar…devagarinho…o Benfica, teve 2 jogos em que teve 1 jogador lesionado…e o Quique demorou, num deles mais de 5 minutos para fazer uma substituição…está tudo dito…!!

- As declarações dele hoje a propósito do Cardozo são muito infelizes…está a sacudir o capote!!

Assim:

-Será que vale o risco, de apostar num treinador como o Quique Flores, para a próxima época???

- Será, que isso não era apostar na continuação de uma má escolha???!!

Por mim fica até ao final da época…e depois pode ir à sua vida!!! Felicidades para ele…não tenho nada contra ele ao nível pessoal, pelo contrário simpatizo com a sua pessoa…mas NÃO É TREINADOR PARA O BENFICA…!!
Força Luís Filipe Vieira, que tem feito uma óptima gestão a todos os níveis…e força Rui Costa, que contratou excelentes jogadores…só que teve a infelicidade de ter um treinador que não soube retirar o rendimento da equipa…!!

Para mim o próximo treinador…apesar de tolo…seria o Jorge Jesus…!!

Ele dá 15-0 em táctica ao Quique…!!...e não é de paninhos quentes com os jogadores!!

Eu quero lá saber se ele não tem uma imagem tão boa como a do Quique Flores..!!...A imagem de um treinador do Benfica é GANHAR…!!

Para aqueles, que falarem do que se passou no jogo com o Braga,

“Ele falou com o coração na boca…e limitou-se a defender o clube que representa!”

Quem me dera que o Quique , em vez de estar preocupado constantemente com a sua imagem, e em ser politicamente correcto…defende-se o Benfica assim…!!

Saudações Benfiquistas


Kallou

último! disse...

Kallou, obrigado pela participação concordo com algumas coisas que escreves.

Eu acho que devemos apostar na continuação porque a solução não está na mudança, preferencialmente como escreves apostaria num treinador vencedor, daqueles que o curriculum fala por si mas continuo a achar que o Quique é bom treinador e merece mais um ano, a aposta no Trapatonni também foi num futebol defensivo e funcionou.

Mas relembro que muitos exigiram a mudança nesses anos todos que falaste, pois todos os anos há resultados frustrantes.

Anônimo disse...

Na minha opinião o Benfica deveria mudar de treinador no final da época. Não que eu seja apologista de mudanças de treinador todas as épocas, mas porque simplesmente a escolha do treinador foi 1 e a principal das 3 falhas até agora cometidas pelo Rui Costa como Director Desportivo (felizmente foram bem mais as coisas acertadas e está a fazer um belissimo trabalho). As falhas foram o Quique, Jorge Ribeiro e Balboa. Mas centrando-me no Quique que é essa que está a ser discutida, a falha começa quando ao que sei Rui Costa queria um treinador cujo figurino táctico deveria ser o 4-3-3 (que é também a que mais me agrada). Ora, ao contratar Quique ficamos com um treinador que não só desde logo joga em 4-4-2, como também os médios centro que utiliza, são extremamente defensivos, autênticos trincos. Juntando isto à teimosia em colocar Aimar a avançado o Benfica não só fica com um enorme "vazio" de gente entre os médios e avançados, como também não existe quem construa jogo, ou seja, não existe ligação entre o meio campo e o ataque e por isso praticamente não se vê Cardozo (a bola raramente lá chega) e apenas a espaços se vê Aimar (quando recua no terreno). Pode-se depois dizer que as caracteristicas dos jogadores que têm não permitem a Quique nesta táctica ter mais sucesso (por exemplo quique gosta de avançados rápidos ao estilo do Suazo). Talvez, mas os erros são demasiado e com um plantel desta qualidade (o melhor que me lembro desde há muitos anos, embora com as lacunas que todos sabemos) O Benfica tinha obrigação de fazer mais para além de estar na final da Taça da Liga e no 3º posto no campeonato, para além de ter sido eliminad prematuramente da UEFA. Por mim deveria ser contratado um treinador que optasse pelo 4-3-3 (com apenas 1 trinco e 2 médios de construção) e estou a acreditar que na próxima época com um plantel ainda mais forte vamos vencer. Num ano Rui Costa fez contratações milagrosas e de certeza que para a próxima época nos iremos reforçar melhor ainda e onde precisamos sem deixar sair ninguém importante. Se viessem apenas um grande defsa esquerdo e um grande médio direito eu já ficaria contente mas tenho a certeza que o Rui Costa quer mais. E mais do que a continuidade da filosofia de um treinador importame a filosofia do meu clube. É essa que está a ir no rumo certo e que deve ser seguida.

último! disse...

Anónimo,

Em relação aos erros que apontas ao Rui Costa gostava de esclarecer o seguinte:

O Jorge Ribeiro foi formado no Benfica e nos próximos anos será necessário ter no plantel um minimo de jogadores formados no próprio clube, creio que essa foi a razão além de que não é um mau jogador (para mim estranho foi terem dispensado o João Pereira mas só lhes damos valor quando vão embora)

O Balboa foi uma aposta de Quique que o conhecia, logo não é um erro do Rui

O Quique é como todos os outros, se um dia for campeão noutro lado o que diremos!?

Sobre o Aimar e ao contrário do que "inventam" ele poucas vezes jogou no centro conforme pedem, no Valência e no Saragoça sempre jogou na frente ou logo atrás dos pontas de lança tal como o João Pinto, esse é daqueles problemas que metem a rodar e que alguns engolem.

no fundo é como tudo todos concordam em manter um treinador vários anos mas nunca o que lá está!

último! disse...

Já agora e se por um acaso (como o futebol é fértil) nas próximas semanas tudo se enverter visto todos terem deslocações teoricamente dificeis quero ver as mudanças de opiniões, foi com essa fé que faço esta sondagem depois de uma derrota dolorosa

Bastaram umas horas e começo a sonhar novamente é o Benfica o maior do mundo
;)

Anônimo disse...

Está lá o Diamantino. Não faz nada e recebe salário. Pode comandar a equipa. O Flores que vá embora. Os benfiquistas são muito macios. Tempo, qual tempo, quando um treinador é bom, em dois ou três jogos percebe-se logo a diferença.

Anônimo disse...

Como o Fernando Santos ou o Jesualdo?

Porque será que esses treinadores que não prestam são campeões no Porto, será que é a qualidade do treinador ou a qualidade do sistema?

JDF disse...

Como noutras ocasiões achei que foi um enorme erro mudar por mudar seria agora um erro ainda maior deixar o tipo continuar só por continuar.

O homem tem uma mentalidade que talvez sirva para equipas medianas, daquelas que fazem a espaços um brilharete e que até dão nas vistas nos jogos com equipas mais fortes, mas para um clube grande simplesmente não serve e ele não vai mudar.

último! disse...

JDF, respeito a tua opinião era mais ou menos a mesma que tinha em relação ao Fernando Santos é bom treinador mas falta-lhe algo, o problema é que todos os anos com essa desculpa mudamos e já lá vão 12 anos!?!?

Continuo a pensar o mesmo, se no final fossemos campeões (ainda é possivel) admitiriam que se precepitaram no julgamento? Entretanto tinha ido mais um bom treinador à vida.

Depois seja este ou outro é sempre o mesmo não ganha vai embora (às vezes mesmo quando ganha)

Anônimo disse...

boas ! na minha opinião , não se deve mudar de treinador num ano zero ... devemos isso sim dar continuidade ao trabalho que se está a realizar... os campeões tambem se fazem nas derrotas .... saber ganhar é facil ... saber perder já é mais dificil .... saudações gloriosas .... viva o benfica .....

Anônimo disse...

respeito muito o quique como homem ! é um gentleman mas como treinador nao pesca muito!
falha nas substituiçoes, falha nas contrataçoes, vem para a imprensa criticar os jogadores menos maus (reyes, sidnei) e o futebol que a equipa pratica é mediocre (desde o jogo da Trofa)!

é necessário apontar um grande pormenor - o quique ao contrário de Camacho, Fernando Santos... , teve os jogadores que queria e o investimento foi brutal!

ps: já agora nao vale a pena accionar a compra do reyes, do suazo - nao demonstraram ainda o suficiente para ficarem no clube!

Jotas disse...

há jogadores que vivem do nome e um treinador que com o seu discurso retira ambição à equipa e é esse discurso que deve ser mudado.
Com o futebol que vem apresentando, era óbvio, que mais jogo, menos jogo, isto ia acontecer.
Mas mantenho a minha convicção, há que manter a mesma estrutura, de modo a encurtar distâncias para os rivais, caso contrário é recuar e voltar à estaca zero e esse é o maior erro que Benfica pode cometer.

último! disse...

Jotas,

Estamos em sintonia, começar de novo não mas pelos vistos somos a minoria (novamente!?!?)

Todos sentimos o útimo resultado... foi mau demais é natural que até o treinador possa ter falhado em alguns comentários, aliás falhas há sempre mas nas vitórias não se nota.