quarta-feira, 17 de março de 2010

Naturezas e Sport-tv

Um dos perigos de ser Portista são os princípios ensinados na agremiação regional, a guerra Norte – Sul, fantasiosamente criada pelo Corrupto mor, o tratamento do principal adversário como o pior inimigo e o vale tudo para conseguir os títulos.

É como um pai que deixa transparecer ao filho que insultar no transito é normal, que não tentar devolver uma carteira achada não é roubo, que aceitar um suborno desde que ninguém saiba é porreiro, etc.

Esse será sempre umas das razões para a fraca adesão dos adeptos ao FC Porto, é verdade que os títulos trazem adeptos mas com o discurso regionalista, fora da capital nortenha a simpatia pelo clube é muito menor do que poderia ser, ainda bem e será sempre um problema que dificilmente conseguirão inverter, “uma vez mentiroso, mentiroso para sempre”.

Ao contrário o Benfica sempre teve esse cuidado, desportivismo e isenção é a única coisa que exige e esse será sempre o verdadeiro espírito do desporto. O Porto com o seu aliado Sporting tentam escamotear essa verdade, os lagartos mais cobardemente por falta de poder, defendem o Porto a todo o custo, só porque a sua natureza anti benfiquista o determina, nem sabendo muito bem o que defendem, como no caso das agressões no túnel. Como pode alguém tentar desculpar agressões com detalhes processuais? Lá está a história do pai e dos seus ensinamentos aos filhos.

A Sport-tv cedeu claramente a interesses privados e associou-se ao FC Porto, é claro como água, para quem acompanha os jogos, são lances omitidos nas repetições ou repetidos exaustivamente, são linhas virtuais tortas, comentários parciais ou silêncios comprometedores, conforme as cores das camisolas. Claro que há, exageros e nem sempre concordo com as criticas dos adeptos mas há também muito pouco profissionalismo de um canal que deveria ser completamente imparcial. Este ano com um Benfica demolidor a imparcialidade nota-se mais, as criticas são incompreensíveis e os resultados da equipa não condizem com os comentários.

Concordo, com as criticas do Benfica, não poderíamos continuar calados, existem casos demasiadamente graves para não pedir explicações, ainda mais sabendo que quem tem acesso às imagens pode prejudicar gravemente uma equipa e ilibar outra.

Tenho um pressentimento que a associação a um clube sem princípios poderá ser responsável pelo desaparecimento do canal, logo veremos, como canal sem concorrência (quase), que eliminou tudo e todos pelo caminho, esqueceu um principio básico o da imparcialidade. Na altura da renegociação dos direitos desportivos muitos surgirão e apesar de ter direito de opção veremos se tem capacidade para acompanhar a realidade. Um canal de desporto sem Benfica morre, não tenham a menor duvida.

Um comentário:

Jotas disse...

Concordo em grande parte com a tua introdução inicial do post, embora me pareça, que apesar de todo o discurso anti Benfica do Sporting, este não será propriamente um aliado, julgo que a simpatia ao porto se deve mais a esse sentimento anti Benfica e aí de facto, reside a nossa grande vantagem, não somos anti nada, somos sim Benfica e é isso que faz de nós únicos.
Quanto à SportTv, não tenho e não terei, enquanto notar esse tratamento de denegrir a imagem do Benfica e querer sempre passar para a opinião pública que o Benfica é sempre o Benificiado.