terça-feira, 19 de outubro de 2010

Capitão à Benfica



Nuno Gomes anunciou o final da sua carreira como jogador profissional do Benfica no final da época. Um excelente goleador que marcou a sua carreira pela sua postura educada, agradecida e humilde. Criticado como muitos outros jogadores do glorioso durante a sua carreira e no final, elogiado e defendido pela pouca utilização!?

No futebol a racionalidade deve estar sempre presente, um Benfica forte não se pode agarrar a ninguém por mais importante que tenha sido, os jogadores passam o Benfica permanece. Todos sentimos que o capitão poderia dar mais à equipa em alguns jogos mas reconhecemos que neste momento é mais importante no balneário e foi bem substituído pelos seus colegas, é a ordem natural das coisas.

Foi um dos avançado mais inteligentes a jogar com um ponta de lança ao seu lado, injustiçado mesmo nos seus melhores anos e com marcas dignas de registo, se fosse mais egoísta poderia ainda ter tido melhores marcas mas essa nunca foi a sua postura, a história essa fica escrita; um avançado com números à antiga.

Os adeptos são mesmo assim, casos como o do Mantorras, Rui Costa ou Nuno Gomes provocam estas manifestações por motivos diferentes. Parece que a despedida é sempre dolorosa e o coração supera a razão, felizmente um bom treinador nunca comete esse erro. A equipa e a razão têm de estar acima do coração.

Alguma imprensa aproveitou as declarações para fazer um caso, o Nuno Gomes não afirmou que iria jogar noutro lado (tem todo o direito de o fazer), afirmou que iria ponderar o que fazer, a mim pareceu-me mais uma preparação para a saída com a previsível integração na SAD Benfiquista mas eles querem sangue.

Se o Nuno sair um ano para um desses paraísos de final de carreira, terá todo o direito de o fazer e não há drama nenhum, o final de carreira assim o obriga, provavelmente voltará um ano ou dois mais tarde para a direcção da SAD e isso meus amigos nada terá de errado.

Nenhum comentário: