terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Distinções (primeira volta)

Guarda-redes: Helton


Apesar da boa performance de Artur, é justo atribuir o prémio ao guarda-redes menos batido do nosso campeonato, é sem dúvida um excelente guardião que continua a apresentar uma qualidade acima da média e a garantir pontos preciosos. A sua elasticidade e rapidez fazem parecer as defesas fáceis mas tem todo o mérito nisso.


Lateral Esquerdo: Alvaro Pereira


Grande lateral, muito rápido, determinado e com boa visão de jogo e consegue centrar para a área existem muitos defesas que falham nesse capitulo, Alvaro não!


Lateral Direito: Maxi Pereira


Sem duvidas novamente, guerreio e lutador! Um verdadeiro trabalhador e com muito mais técnica do que afirmam por ai… jogasse ele noutro clube.


Defesa Central: Luisão


O Gigante tem uma importância fulcral na equipa não só posicional e tactica mas também moral, é um verdadeiro capitão e a sua presença em campo reforça indiscutivelmente o espirito coletivo da equipa. Haveria outros que mereciam a distinção mas o conjunto das qualidades fez-me optar pelo central benfiquista. Claro que por aqui não cabem palhaçadas de capitães Américas ou outros cromos quaisquer, isso deixo para os “especialistas”.


Médio defensivo: Javí Garcia


Admiro muito o espanhol é um jogador completo e muito forte tatica e fisicamente infelizmente por cá não pode fazer cargas de ombro, é incrível como os árbitros por cá continuam com essa mania, o futebol tem contato! Chega de marcar faltas por carga de ombro (ouviste Paixão?)


Médio: Aimar


Neste lugar e apesar de outros grandes jogadores a atuar no nosso campeonato, foi sem dúvidas a eleição mais fácil… Aimar é magia, Aimar é talento puro e o que mais admiro no mago é que apesar de ser uma estrela, cansa vê-lo correr naquele meio campo a tentar recuperar bolas, poderia não o fazer mas é por isso que ainda hoje aos 32 anos apresenta um futebol superior, inventa passes e parece adivinhar movimentações antes dos outros, um jogador especial e o melhor do nosso campeonato.


Extremo Esquerdo: Gaítan


Os números falam por si, melhor a assistir e detentor de uma técnica superior, por vezes parece alheado do jogo mas basta um pormenor para definir uma partida. Jogador internacional muito jovem com grande margem de progressão.


Extremo Direito: ??? (ajudem-me)


Esta é a posição em que tenho mais dificuldades, candidatos há muitos, Alan do Braga embora este ano não esteja tão bem, Bruno César também é uma boa opção mas nem sempre é titular e alterna jogos muito bons com outros de menor fulgor, Capel parece-me inconsequente, olhasse ele antes de centrar e talvez coubesse aqui. James e Nolito também jogam por vezes nesta posição e poderão ser outras escolhas.


Avançado: Cardozo


Não há muito a dizer, é o avançado mais eficaz por muito que o tentem menosprezar, não corre à louca, não é muito forte a cabecear mas é impressionante a marcar golos, com um pontapé demolidor (pé esquerdo) e o que mais impressiona é que é raro o pontapé que não vá à baliza. Por cá 190 jogos – 115 golos, números que já não se usam e é o melhor marcador estrangeiro do Benfica mais palavras para quê?


Agora perguntam vocês, então o jogador dos 100 milhões não cabe aqui? Sinceramente não cabe, embora admire a capacidade no um contra um, a sua velocidade e capacidade de explosão, este ano tem jogado como avançado e nessa posição teria que marcar mais golos para ser o melhor. Depois acho-o pouco inteligente como jogador por vezes é vê-lo ultrapassar o defesa e depois um passe para um colega seria o mais fácil mas o egoísmo com que joga não o deixa ser melhor, por vezes é vê-lo a tentar golos quase junto à bandeirola como qualquer puto a jogar na rua… tem capacidades muito boas mas nem por sombras vale aquilo que falam dele.

Estas são as minhas escolhas, tive muita dificuldade em encontrar o vencedor para extremo esquerdo e provavelmente as vossas escolhas seriam diferentes em alguns pontos. Também poderão estranhar a falta de nomeações da equipa leonina mas como diz um amigo meu e com muita razão: “Quantos jogadores lagartos entrariam na equipa benfiquista de caras…” pois é! E a classificação fala por si… eles dizem que estão vivos mas ninguém entende onde.

Nenhum comentário: